quarta-feira, 28 de março de 2012

Encontro de Gregorianistas em Piracicaba, nesta sexta-feira.

Divulgação a pedido do Prof. Antônio Pessoti, do Coral Schola Cantorum Sancte Michael Archangele, de Piracicaba:

O coral Schola Cantorum Sancte Michael Archangele (SCSMA) é dirigido por Antônio Pessotti, professor de canto da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle. O grupo surgiu em 2007, inicialmente composto só por homens que gostavam do estilo e queriam se reunir para ter maior aprofundamento e prática. Hoje é um grupo misto, que aborda as diversas linhas do canto gregoriano e bizantino. O coral já se apresentou em diversos eventos na cidade e na região, dentre eles, o Sacro e Profano, com a participação do grupo Zorbás de danças gregas e do coral trentino Caneva, regido pela maestrina Jânea Falcão, e o Mistura Fina, realizado no aniversário de quarenta anos do Teatro Municipal Dr. Losso Neto.

O coral Schola Cantorum Veni Creator (SCVC), de Amparo, é dirigido por Maria Antonieta Degani Natariani, com vasta experiência em canto coral e professora de canto na sua cidade. O grupo também surgiu em 2007, impulsionado pela maestrina e composto por homens. Já se apresentaram em diversos eventos no Circuito das Águas, com o apoio do Sr. Bispo Diocesano local, D. Francisco José Zugliani.
A ideia de reunir grupos com esse repertório específico não é nova, pois acontece há vários anos no exterior, como os festivais de Watou (Bélgica) e Blatslava (Eslováquia), ambos com edições neste ano. Ao que tudo indica, este parece ser o primeiro encontro nacional de gregorianistas leigos. O Coral Gregoriano de Santos, com quarenta anos, teria sua presença confirmada se não fosse um imprevisto recente.

Serviço :
Encontro de Gregorianistas
Horário: 30 de março de 2012, sexta-feira, 20h
Local: Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.
R. Santa Cruz, 1155 - Centro
Telefone : 19 34222464
ingressos: R$15,00